
Categoria: Artigos
Data: 30/09/2024
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2 Coríntios 13.13)
O último versículo da segunda carta de Paulo aos Coríntios apresenta-nos a doutrina da Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão na base dessa bênção. De igual modo, traz-nos a conhecida bênção apostólica. Três verdades são aqui apresentadas.
A primeira delas é a graça do Senhor Jesus Cristo. Fomos salvos pela graça. Não fomos recebidos na família de Deus por méritos pessoais, mas pela graça de Jesus Cristo. Graça é favor imerecido, é amor em movimento, é salvação sem mérito humano. A segunda verdade é o amor de Deus. O amor de Deus é a fonte da graça e a graça é a expressão do amor. Deus não passou a nos amar porque Jesus Cristo morreu por nós; Jesus Cristo morreu por nós porque Deus nos amou com amor eterno. A causa é o amor; o resultado é a graça.
A terceira verdade é a comunhão do Espírito Santo. O Espírito Santo aplica a obra da redenção em nós, produzindo entre todos os salvos a bendita comunhão dos santos. Todos os que cremos somos batizados pelo Espírito no corpo de Cristo e então passamos a fazer parte da família de Deus. Temos um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai. Somos o rebanho de Cristo, a família de Deus, a igreja do Deus vivo. Temos plena comunhão uns com os outros pela ação do Espírito Santo.